Receita Vegana: Bolo de Blueberry e Limão

Categoria: Receitas

Para um bolo ser bom, ele precisa ser molhadinho, fofinho e saboroso. Esta delícia de limão e blueberry tem a medida certa de cada um desses fatores. E mais, é lindo de se ver, um ícone que embeleza o feed de qualquer perfil no Instagram! 

Ingredientes

     Bolo de Limão

    Recheio de Blueberry

  • 400 g de mirtilos (blueberry) frescos;
  • ½ xícara de Adoçante ou a gosto;
  • Suco de 1 Limão.

    Cobertura de Limão

  • 1 xícara de Manteiga Vegana (aprox. 225g);
  • 225 g de Cream Cheese;
  • 2 xícaras de Adoçante (em pó);
  • 2 colheres de sopa de Suco de Limão.

Modo de Preparo

    Bolo de Limão

  1. Misture o leite de amêndoa com o suco de limão e deixe descansar por cerca de 5 minutos. O resultado dessa etapa é o conhecido “buttermilk”.
  2. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas de 20cm e enforme com papel manteiga. Este processo é importante pois evita que sua massa grude na forma.
  3. Peneire a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio em um recipiente grande. Feito isso, adicione o açúcar e o sal. Bata bem para misturar.
  4. Misture o óleo, a baunilha e as raspas de limão no buttermilk. Una o buttermilk à mistura de farinha e bata até os ingredientes estiverem misturados. Atenção: não bata demais, se fizer isso, seu bolo ficará denso.
  5. Derrame a massa sobre as formas e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até o palito sair seco. 
  6. Deixe esfriar. 

    Recheio de Blueberry

  1. Misture os mirtilos, o adoçante e o suco de limão. Cozinhe em fogo médio, por aproximadamente 8 minutos, mexendo bem até que os mirtilos estejam macios e o molho engrossado. Deixe descansar. O ideal é deixar na geladeira por uma noite, assim o recheio engrossa mais ainda!

   Cobertura de Limão

  1. Em um recipiente grande, bata a manteiga com um batedor de mão até ficar cremosa. Adicione o cream cheese e bata mais. Por fim, adicione o adoçante em pó e o suco de limão. Mexa bem até ficar cremoso. 
  1. Ficou muito rígida e firme! E agora? Adicione mais suco de limão.
  2. Ficou muito molenga! E agora? Adicione mais adoçante. 

    Montagem

  1. Corte as massas horizontalmente em duas camadas iguais. Em um prato, adicione uma camada de massa e passe ¼ da cobertura de limão sobre ela, de modo que as bordas fiquem mais altas. Adicione ⅓ do recheio de blueberry dentro, contido pela cobertura de limão.
  2. Repita o processo. Finalize com uma camada de cobertura de limão.
  3. Antes de decorar, deixe descansar na geladeira por 3 a 4 horas.
  4. Decore! Saboreie! Poste!

 

22 de dezembro de 2021

BEBIDAS ALCOÓLICAS: VENDAS E CONSUMO PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS. Determinação contida no Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigo 81.nº II.
Rua Mendes Caldeira, 332 | CNPJ: 25.228.395/0001-05 | Brás - Centro | São Paulo - SP | CEP: 03007-060